segunda-feira, 15 de agosto de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - 3º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS DE ORAÇÕES ADVERBIAIS – 3º TRIMESTRE-16

1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:
a) subordinativa causal;
b) coordenativa aditiva;
c) coordenativa conclusiva;
d) subordinativa comparativa;
e) conformativa.

2. Assinale a oração em que a substituição da expressão grifada altera sensivelmente o sentido do enunciado:
a) “em lugar de nos conduzirem a desejável autonomia.” / em vez de;
b) “eliminando, assim, seus talentos de processo...” / com isso;
c) “embora muitos estudiosos defendam que a característica...” / conquanto;
d) “pois toda preocupação intelectual do homem não deixa de ser... “ / logo;
e) “no entanto, por causa da situação de dependência cultural ... “ / todavia.

3. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.

4. Neste caso a oração: “Embora ela tivesse sido alta e clara”, exprime:
a) causa;
b) condição;
c) concessão;
d) finalidade;
e) consequência.

5.  “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autossuficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.

6. “(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:
a) tempo;
b) causa;
c) condição;
d) comparação;
e) consequência.

7. “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a oração subordinada é adverbial:
a) concessiva;
b) condicional;
c) consecutiva;
d) proporcional;
e) final.

8. (Of.Just./SP) A opção em que a oração subordinada pode ser considerada adverbial condicional é:
a) Desde que o vi, me apaixonei.
b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair.
c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça.
d) Diga-me se a proposta lhe interessa.
e) Falou sem que nos convencesse.

9. Em todos os períodos há oração adverbial, exceto em:
a) “Mexia-me como se andasse entre cacos de vidro”.
b) O horizonte, ao passo que avanço, vai se afastando.
c) O fardo era tão pesado que eu não podia erguê-lo.
d) Desde que cheguei aqui, não houve nenhum progresso.
e) Verifiquei se havia alguma infiltração no teto da casa. Oração subordinada substantiva objetiva direta

10. Considere certa ou errada a classificação das orações subordinadas adverbiais
a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial consecutiva) .
b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.” (oração subordinada adverbial consecutiva). 
c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva) Certo
d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa) Errado (oração subordinada adverbial consecutiva).
e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional) Certo

11. (ICMS/SP) Assinale a alternativa em que as orações grifadas nos períodos I e II desempenham a mesma função sintática. (Trechos de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.)
I e II apresentam oração subordinada adverbial concessiva.
a) I – Não sei se estava tuberculosa, acho que não. subordinada substantiva objetiva direta
II – Se é pobre, não estará me lendo porque ler me à supérfluo... subordinada adverbial condicional
b) I – A moça um dia viu num botequim um homem tão, tão, tão bonito que – que queria tê-lo em casa. subordinada adverbial consecutiva
II – Encontrar-se comigo próprio era um bem que ela até então não conhecia. subordinada adjetiva restritiva
c) I – E minha vida (...) responde que devo lutar com quem se afoga, mesmo que eu morra depois.
II – Cristo tinha sido além de santo um homem como ele, embora sem dente de ouro.
d) I – Nunca se perguntara por que colocava a barra embaixo. subordinada substantiva objetiva direta
II – Eu só não digo palavrões grossos porque você é moça donzela. subordinada adverbial causal
e) I – Sei que há moças que vendem o corpo, única posse real, em troca de um bom jantar em vez
de um sanduíche de mortadela. subordinada adjetiva restritiva
II – Depois que Olímpico a despediu, já que ela não era uma pessoa triste, procurou continuar. subordinada adverbial causal

12. Classifique como certa a alternativa em que a palavra como assume valor de conjunção subordinada conformativa e errada a alternativa em que isto não ocorre:
a) Como ele mesmo afirmou, viveu sempre tropeçando nos embrulhos da vida! 
b) Como não tivesse condições necessárias para competir, participou, com muita insegurança, das atividades esportivas. 
c) Como as leis eram taxativas naquele vilarejo, todos os moradores tentavam um meio de obediência às normas morais. 
d) Como diziam os mais velhos, beleza não se põe na mesa. 
e) As frustrações caminham rápidas como as tempestades das matas devastadoras. 

13. (Turismo Morumbi-SP) Classifique a oração destacada: Não és mais prudente que eu:
a) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial concessiva.
c) subordinada adverbial consecutiva.
d) subordinada adverbial comparativa.
e) subordinada substantiva subjetiva.

14. (Turismo Morumbi-SP) Fiz lhe sinal que se calasse. A oração destacada classifica-se como:
a) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial concessiva.
c) subordinada adverbial consecutiva.
d) subordinada adverbial comparativa.
e) subordinada substantiva subjetiva.

15. (EFOA-MG) "Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no pescoço..."
O período que apresenta uma oração com a mesma classificação da sublinhada na citação acima é:
a) "Mal o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
b) "Caso o encontre, dê lhe o recado."
c) "Dado que a polícia vinha, prenderemos o assassino."
d) "Uma vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
e) "Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."

16. (ITA-SP) Em qual dos períodos abaixo há uma oração adverbial que expressa ideia de concessão?
a) Diz-se que a obra de arte é aberta; possibilita, portanto, várias leituras.
b) Pode criticar, desde que fundamente sua crítica em argumentos.
c) Tamanhas são as exigências da pesquisa científica, que muitos desistem de realiza-la.
d) Os animais devem ser adestrados, ao passo que os seres humanos devem ser educados, visto que possuem a faculdade da inteligência.
e) Não obstante haja concluído dois cursos superiores, é incapaz de redigir uma carta.

17. (EU Ponta Grossa-PR) Em: "O moço ficou tão emocionado que chorou", a segunda oração é subordinada adverbial:
a) comparativa;
b) proporcional;
c) consecutiva;
d) causal;
e) temporal.

18. (Cásper Líbero-SP) "Já que não pude ser feliz, busquei a companhia dessas aves que nasceram livres." Neste período há:
a) subordinada adverbial causal e subordinada adjetiva;
b) subordinada adverbial concessiva e subordinada adverbial consecutiva;
c) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada adjetiva;
d) subordinada substantiva objetiva direta e coordenada sindética adversativa;

19. (UFV-MG) "Um dia, como lhe dissesse que iam dar o passarinho, caso continuasse a comportar-se mal, correu para a área e abriu a porta da gaiola." (Paulo Mendes Campos)
As orações destacadas são, respectivamente, subordinadas adverbiais:
a) causal e condicional;
b) comparativa e causal;
c) condicional e concessiva;
d) conformativa e consecutiva;
e) comparativa e conformativa;

20. (UM-SP) Assinale a alternativa em que a palavra como assuma valor de conjunção subordinada conformativa:

a) Como ele mesmo afirmou, viveu sempre tropeçando nos embrulhos da vida.
b) Como não tivesse condições necessárias para competir, participou, com muita insegurança, das atividades esportivas.
c) As frustrações caminham rápidas como as tempestades das matas devastadoras.
d) Indaguei-lhe apreensiva como papai tinha assumido aquela contínua postura de contemplação.
e) Como as leis eram taxativas naquele vilarejo, todos os moradores tentavam um meio de obediência às normas morais.

21. (FUVEST-SP) "(TIM) foi um técnico de sucesso, mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário."
Começando a frase por "Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente, deve-se continuar com:
a) enquanto foi...
b) na medida em que foi...
c) ainda que tenha sido...
d) desde que fosse...
e) porquanto era...

22. (Tibiraça-SP) Classifique as orações destacadas:
I. "Embora lhe desaprovassem a forma, justificavam-lhe a essência."
II. "A estrela que nasce tinha tanta beleza que voluntariamente a elegeu minha sorte."
III. "Naquela noite, ele disse a todos que desejava que fosses feliz."

a) oração subordinada adverbial conformativa, oração subordinada adjetiva restritiva, oração subordinada adjetiva explicativa.
b) oração subordinada adverbial conformativa, oração subordinada adjetiva restritiva, oração subordinada adjetiva explicativa.
c) oração subordinada adverbial concessiva, oração subordinada adverbial consecutiva, oração subordinada substantiva objetiva direta.
d) oração subordinada adverbial concessiva, oração subordinada adjetiva explicativa, oração subordinada adjetiva explicativa.
e) oração subordinada adverbial consecutiva, oração subordinada objetiva direta, oração subordinada adjetiva explicativa.


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