Quem sou eu

Minha foto
Sou simples e complicada. Fácil e difícil. Organizada e bagunceira. Falante e silenciosa... mas quem é só uma coisa?

terça-feira, 7 de março de 2023

DICAS DE ESTUDO - 6º, 7º. 8º ANOS - SALA DE LEITURA

 DICAS DE ESTUDO – PROFª MARIZA – SALA DE LEITURA

1 – MATERIAL

- Organize seu material para as aulas que terá no dia seguinte.

- Para tanto reserve um espaço em sua casa para guardar todo o material.

- Se não possui um material para realizar determinado trabalho consulte pessoas que possam ajudá-lo a conseguir.

- Materiais que são importantes para o desenvolvimento da aula: lápis, borracha, caderno, régua e materiais específicos solicitados por alguns professores: folha quadriculada, dicionário, lápis coloridos, canetinhas etc.

2 – TEMPO

- Administre seu tempo escolar. Hoje com tantos atrativos tecnológicos é bem possível se distrair e quando perceber as horas passaram e o que era para ser feito se acumula, causando transtornos e desânimo para a vida escolar.

- Reserve um tempo para o lazer, mas não se esqueça que há um objetivo maior em sua vida, que é a progressão dentro da escola, com o cumprimento dos deveres e aprendizados e, consequentemente, trazendo alegrias nas conquistas escolares.

- Se o período de estudo é na parte da manhã é preciso se organizar com as horas que restam, para que se cumpra as tarefas solicitadas tanto dada pelos pais e como as determinadas pela escola. O mesmo deve acontecer se o período de estudo é na parte da tarde. Sabendo que, se acordar muito tarde, é possível que não dê tempo de cumprir todas as tarefas necessárias. Se precisar solicite ajuda para se organizar.

2 – Estabeleça um tempo para estudar as disciplinas. Pode-se dividir as horas disponíveis da semana pelo número de disciplinas.

3 – ESTUDO

- Não deixe para estudar somente perto de provas e outras avaliações.

- Dedique um tempo para as disciplinas que se tem dificuldade. Peça ajuda ao professor, aos amigos, mas não deixe que a dúvida persista e aumente.

- O ideal é que, após a aula ser dada, o conteúdo ensinado passasse por um estudo e uma verificação de aprendizagem pelo próprio aluno, preparando-se, desta forma para as avaliações que, com certeza chegarão.

- É possível fazer um plano de estudo de segunda a sexta feira, e para os mais dedicados há sempre umas horinhas no sábado que podem ser aproveitadas para estudo e revisão.

- Alguns alunos gostam de estudar escrevendo, outros falando em voz alta. Outros gostam de fazer resumos, grifar conteúdos usando o marca-texto. ... Descubra qual é a sua forma de estudar. Há assuntos que precisam ser memorizados e outros não. Identifique isso também em sua carreira de estudante.

- Para se ter um bom rendimento na escola é preciso levar uma vida saudável com alimentação boa e divertimento também, e não se deve restringir a noite de sono, devido aos jogos eletrônicos, que causam dificuldades na hora de dormir, afetando o sono e o descanso, prejudicando o rendimento no dia seguinte.

4 – TAREFAS

- Confira se tarefas e trabalhos a serem feitos e para entrega já estão em ordem e finalizados.

- Seja pontual com sua entrega de trabalhos e tarefas (De certo modo isto faz parte de um treinamento para a vida adulta, em que muitas tarefas precisam ser feitas com prazo determinado).

- Alguns alunos sentem dificuldades na escrita, mas ela só tem progresso se for praticada. Leia e depois escreva o que leia. Não precisa ser um livro inteiro, mas pequenos trechos.

- Pode-se escrever também sobre assuntos e situações que se pensa e depois pedir para que a professora leia o que foi escrito e corrija ou dê uma opinião.

– Se for outra disciplina resolva exercícios. A prática, com certeza, trará resultados satisfatórios, principalmente se já tiver aprendido como se resolve este ou aquele problema.

- Não se sinta constrangido se houver erros eu um exercício feito, pois errar faz parte do processo. Avise professores sobre suas dificuldades.

- Preste bastante atenção nos enunciados dos exercícios. Um enunciado não compreendido pode causar respostas não corretas.

5 - INTERNET

- Ela é grande auxiliar no desenvolvimento escolar dos estudantes, porém alguns alunos logo se dispersam e ficam entrando em sites que não estão relacionados com os estudos, principalmente os relativos a jogos e ao lazer.

- Os vídeos também são interessantes para o aprendizado, mas podem levar o estudante para a distração do que realmente precisava pesquisar e estudar.

- Não use a internet para estudo ou pesquisa sem ter ao lado material para anotação: lápis ou caneta e papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário