Quem sou eu

Minha foto
Sou simples e complicada. Fácil e difícil. Organizada e bagunceira. Falante e silenciosa... mas quem é só uma coisa?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

6º ANO - RESUMO DO LIVRO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - LEWIS CARROLL

 Resumo do livro: “Alice no país das maravilhas” – Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson - 1865)

O livro conta a história de Alice, uma menina curiosa que segue um Coelho Branco de colete e relógio, mergulhando sem pensar na sua toca. A protagonista é projetada para um novo mundo, repleto de animais e objetos antropomórficos, que falam e se comportam como seres humanos.

No País das Maravilhas, Alice se transforma, vive aventuras e é confrontada com o absurdo, o impossível, questionando tudo o que aprendeu até ali.

A menina acaba fazendo parte de um julgamento sem sentido e sendo condenada à morte pela Rainha de Copas, tirana que mandava cortar a cabeça de todos que a incomodavam. Quando é atacada pelos soldados da Rainha, Alice acorda, descobrindo que toda a viagem se tratou de um sonho.

 

Trecho do livro “Alice no país das maravilhas”

Capítulo 1 - Pela toca do Coelho

Alice estava começando a ficar muito cansada de estar sentada ao lado da irmã na ribanceira, e de não ter nada que fazer; espiara uma ou duas vezes o livro que estava lendo, mas não tinha figuras nem diálogos, "e de que serve um livro", pensou Alice, "sem figuras nem diálogos?".

Assim, refletia com seus botões (tanto quanto podia, porque o calor a fazia se sentir sonolenta e burra) se o prazer de fazer uma guirlanda de margaridas valeria o esforço de se levantar e colher as flores, quando de repente um Coelho Branco de olhos cor-de-rosa passou correndo por ela.

Não havia nada de tão extraordinário nisso; nem Alice achou assim tão esquisito ouvir o Coelho dizer consigo mesmo: "Ai, ai! Ai, ai! Vou chegar atrasado demais!" (quando pensou sobre isso mais tarde, ocorreu-lhe que deveria ter ficado espantada, mas na hora tudo pareceu muito natural); mas quando viu o Coelho tirar um relógio do bolso do colete e olhar as horas, e depois sair em disparada, Alice se levantou num pulo, porque constatou subitamente que nunca tinha visto antes um coelho com bolso de colete, nem com relógio para tirar de lá, e, ardendo de curiosidade, correu pela campina atrás dele, ainda a tempo de vê-lo se meter a toda a pressa numa grande toca de coelho debaixo da cerca.

No instante seguinte, lá estava Alice se enfiando na toca atrás dele, sem nem pensar de que jeito conseguiria sair depois.

Por um trecho, a toca de coelho seguia na horizontal, como um túnel, depois se afundava de repente, tão de repente que Alice não teve um segundo para pensar em parar antes de se ver despencando num poço muito fundo.

Ou o poço era muito fundo, ou ela caía muito devagar, porque enquanto caía teve tempo de sobra para olhar à sua volta e imaginar o que iria acontecer em seguida. Primeiro, tentou olhar para baixo e ter uma ideia do que a esperava, mas estava escuro demais para se ver alguma coisa; depois olhou para as paredes do poço, e reparou que estavam forradas de guarda-louças e estantes de livros; aqui e ali, viu mapas e figuras pendurados em pregos. Ao passar, tirou um pote de uma das prateleiras; o rótulo dizia "geleia de laranja", mas para seu grande desapontamento estava vazio: como não queria soltar o pote por medo de matar alguém, deu um jeito de metê-lo num dos guarda-louças por que passou na queda.

"Bem!" pensou Alice, "depois de uma queda desta, não vou me importar nada de levar um trambolhão na escada! Como vão me achar corajosa lá em casa! Ora, eu não diria nadinha, mesmo que caísse do topo da casa!" (O que muito provavelmente era verdade.)

...

Personagens principais

Alice - menina inteligente e observadora que faz uma viagem para o País das Maravilhas, um mundo diferente do que ela conhece. Ela simboliza a curiosidade e a imaginação.

Coelho Branco - está sempre atrasado. Usa um colete e tem um relógio de bolso. Ele representa a passagem do tempo.

Lagarta – é fumante de narguilé, aconselha a menina a consumir um cogumelo que poderá fazê-la aumentar ou diminuir de tamanho a qualquer momento. Simboliza a capacidade de aceitarmos nossas mudanças e transformações ao longo da vida.

Gato de Cheshire - Sorri o tempo todo, aparece para indicar o caminho à Alice, mas a confunde mais. Com ele, Alice percebe que há certa dose de insanidade em todos os personagens.

Chapeleiro Louco – Sempre está preso à hora do chá. Não quer que ela se sente à mesa e provoca irritações com enigmas e poemas sem sentido. Ele chama a si mesmo de louco. Seu personagem representa o abandono das normas sociais e das regras de etiqueta associadas ao jeito de vida britânico daquele tempo.

Rainha de Copas - é a autoridade máxima do país, amedronta todos os personagens e os força a obedecer todas as suas ordens e satisfazer os seus caprichos. Representa a injustiça do sistema monárquico, mostrando a tirania e o abuso de poder.

 (baseado no site: https://www.culturagenial.com/livro-alice-no-pais-das-maravilhas-lewis-carroll/)

https://www.objetivo.br/arquivos/livros/alice_no_pais_das_maravilhas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário